
Quem por lá passa fica curioso para entender o que aquelas gigantes garrafas querem realmente dizer. Alguns pensam que são enfeites para colorir um pouco mais a cinza São Paulo; outros se perguntam se é o novo comercial do guaraná (devidamente entendido, visto uma garrafa ser verde com tampinha vermelha - os outros modelos são laranja com tampa azul e vermelho com branco). Ninguém quase entende(u) o significado da mostra e muito menos se conscientiza(ou) sobre a questão ambiental.
O que deu errado, então? A resposta pode estar na raiz de nossa cultura e na falta de consciência do artista. Para alguém que tem pouca educação ou não entende muito de arte, como a maioria das pessoas que por lá transitam diariamente, nada significa garrafas de refrigerante as margens do rio, muito menos ato contra a poluição. Falta de maiores explicações sobre a mostra, no local em que ela acontece, dá margens a imaginação. Já Eduardo não teve sensibilidade suficiente para entender seu público alvo e sua mostra está fadada a ser um eterno ponto de interrogação, pois sempre nos lembraremos das garrafas gigantes e luminosas do rio Tietê, e não como manifesto contra a degradação ambiental.
Toda tentativa de alerta contra a poluição e os danos causados é válida. Porém, é preciso que a obra fale a mesma língua que a de seu público. Sem isso, ela ''apenas'' será uma manifestação distante de muitos e perceptível a poucos, mas valeu pela boa intenção e pelo colorido dado. A cidade ficou mais ''iluminada''.
PETS (visitas de barco à obra) Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e aos domingos, às 14h (público em geral). Agendamento com a ONG Navega SP - Tel. (11) 5094-4480 Grupos de 20 a 160 pessoas. Visita gratuita.

9 comentários:
hahahahahahaha!! Muito bom.. esse texto gostei.. muito!!rsrsrs engraçado e um tanto quanto ironico!! MTo bem criado.!rsrsrs
Vc tem razao..!!
Bjus..!
Muito bom, gostei muito. A falta de sensibilidade dos artistas em relação ao significado de suas obras, faz com que muitos não frequentem museus... é preciso educar para entender a arte.
Parabéns,
Chris, sua mãe que muito ama-te.
Legal o texto Gabi, já tinha visto na televisão uma notícia sobre isso e concordo com quase tudo que você escreveu rs.
Agora que tenho o seu endereço vou visitar mais vezes.
Beijos
OI Gabi.
"LI"
NÃO FOI ISSO QUE VOCÊ DISSE, QUE QUERIA COMENTARIOS NEM QUE FOSSE PARA DIZER "LI", POIS EU "LI".
BEM,FALANDO SÉRIO EU LI MESMO E GOSTEI DO TEXTO. MUITO LEGAL!
PARABÉNS!!!
BJKKSKSK
Olá,
Gabriela, é muito interassante você levantar essa questão, afinal de contas o assunto é pertinente ao curso e a sociedade. Adorei a idéia do seu blog.
Mas enfim, quero deixar meu comentário a repeseito do post.
Gabriela, realmente alguns artistas não falam o mesmo "português" que a sociedade, no entanto, eu adorei a idéia das garrafas, até porque quando passei na marginal, imaginei que o assunto era : "degradação do meio ambiente" e pensei: Será que está explícita a idéia?Será que as pessoas vão entender?Contudo, não podemos criticar a forma a qual os artistas expõem suas idéias e/ou criatividade. Eu, Aberto Madjer, amei a proposta...inteligente e única...rsrs
Beijos,
Madjer, minha opinião é a que os artistas atuais fazem arte para conscientizar a população. Entretanto, pecam ao não explorar outras formas mais dinâmicas para educar.
Quando assisti na televisão a matéria sobre este assunto, pude perceber que não temos entendimento sobre os ideais artísticos, todos eles....
....mas que bom que gerou discussão sobre o assunto!!!
Estava passando pela ponte da Casa Verde e tomei um susto e ao mesmo tempo, senti admiração! Sabia que era alguma forma de protesto colocar garrafas nas margens do rio Tiête. Serve para nos concietizar de verdade! Adorei o texto!!
beijus
puta q pariu, texto muito bom, concordo em número, gênero e grau. O cara quer conscientizar quem? A elite? o curador?
É bonito? sim. Provocante? sim. Tem conceito? claro e muito bom. A massa entende? nem fudendo. Vira tudo abajur.
oi gabi..
gostei do seu texto hein...tem futuro gata...
mais eu gostei muito mais da sua mãe hahaha super fofa
Postar um comentário